Notebook Ultra UB430 é uma Boa Alternativa Barata para Estudar e Trabalhar?

 O Notebook Ultra UB430 é, de momento, o modelo mais em conta com uma configuração de processador i3 e SSD disponível no mercado.

Fiz um vídeo review mostrando ele com detalhes e falando sobre como foi minha experiência com ele no primeiro mês de uso, também fiz um outro vídeo mostrando ele em alguns jogos mais antigos e leves, nesse quesito, considerando que seu vídeo (gpu) é integrado e não é um aparelho voltado para jogos, seu desempenho foi satisfatório. Entretanto, é um aparelho claramente voltado a estudo, navegação e trabalhos com pacote office e programas mais leves. Será que ele atende mesmo a esse tipo de demanda?

O que vem na caixa? No vídeo mostro o unboxing rapidamente, pois não há muito o que se ver, a caixa é branca e até bonita, mas acompanha apenas o manual e a fonte 19v 3 amperes, que apesar de simples é uma fonte de notebook mesmo, diferente de modelos da multilaser e positivo que possuem fonte de tablet.

No vídeo também abordei rapidamente a questão da idoneidade da marca Ultra, que pertence ao grupo Multi (ex Multilaser). Apesar de não cair no gosto de muita gente, a marca ostenta uma excelente reputação RA1000 no Reclame Aqui, maior plataforma de suporte ao consumidor. Constata-se que a empresa resolveu os problemas que seus consumidores tiveram de maneira a deixá-los plenamente satisfeitos com o suporte.


Em relação a configuração, o hardware do Ultra UB430 conta com um processador modesto i3 de sétima geração, mais especificamente o i3-7020u, com 4gb de RAM DDR3 em dual channel somado de um SSD de 120gb para armazenamento, que apesar de ser sata deixa o sistema até bem fluido. Ou seja, uma combinação suficiente para navegação, trabalhos leves tais como com pacote office e programas e jogos leves. A tela possui apenas 14,1” e não possui anti-reflexo, sendo um dos pontos mais fracos do aparelho.


Falando de tela, ela é bem simples mesmo, possui um tom bem amarelado não passando fidelidade de cores, conforme mostro no vídeo review, sendo um “calcanhar de aquiles” do aparelho. Entretanto, era de se esperar devido ao baixo custo do aparelho, uma vez que tela de qualidade geralmente é um componente caro na montagem de um notebook. Resumidamente, ela serve bem para quem pretende estudar lendo ebooks em pdf ou mesmo assistir a aulas, pois essa tonalidade de cor não agride tanto a visão.

O teclado não é macio, é duro e barulhento, aparenta não ser bem fixado na carcaça, mas tendo em vista o usuário estudante vai cumprir o seu papel. Já o touchpad realmente fica devendo bastante, inicialmente ele não estava deslizando bem e apesar de ter melhorado com o uso, frequentemente acontecia de eu tentar fazer o movimento do scroll (mover dois dedos juntos para rolar a página) e acabar gerando um clique não intencional. Sugiro fortemente o uso de um mouse usb para maior agilidade no uso.


As conexões não são muitas, todavia as essenciais estão presentes: 2 usbs 3.0, 1 hdmi, 1 jack de áudio p3 (fone e microfone no mesmo conector), leitor micro sd e ethernet para cabo lan. 


O armazenamento de 120gb é rápido e suficiente para comportar todo o sistema e eventuais arquivos de texto, imagens e áudios. Mesmo instalado todos os programas de meu uso e alguns jogos me sobraram 40gbs. Ou seja, será suficiente para estudo e navegação. Além disso, hoje em dia o ideal é usar armazenamento em nuvem para maior segurança.


No vídeo mostrei o desempenho dele nos principais softwares de teste para ter noção comparativa de desempenho do processador e vídeo integrado. O processador é bem bacana, se comparado a um desktop teria o desempenho de um i3 de terceira geração tal como o 3250, mas isso é só uma comparação de pontuação, podendo variar a depender do software, uma vez que o clock de aparelhos portáteis é sempre menor do que de computadores de mesa. O vídeo integrado por sua vez, o Intel UHD Graphics 620, consegue uma pontuação de 544 no GPU Passmark, algo equivalente a uma GT 430, ao menos em teoria, pois o desempenho pode ter gargalos pelo fato da memória compartilhada ser bem limitada, uma vez que o sistema todo possui apenas 4gb de RAM e não pode ser expandido pois não possui slot para isso.

Como já mencionado fiz um vídeo testando ele somente em jogos, obviamente que jogos mais leves e antigos, confira abaixo:

A bateria com o brilho da tela no médio após deixar um vídeo longo no youtube rodando durou 3 horas e meia, esse tempo está dentro do esperado para o custo do aparelho e se equipara a vários modelos da Lenovo os quais também não duram muito mais que isso fora da tomada. Resumidamente, caso você precise usar para uma apresentação ou mesmo assistir a um filme inteiro, essa autonomia será mais que suficiente.


O sistema operacional dele é o Windows 10 Home, mas existem algumas versões dele que vem com Linux para os mais entusiastas.


O som é bem “oco”, digamos, não tem graves e apesar de ser estéreo, ambos os alto falantes ficam posicionados do mesmo lado, ou seja, não dá aquela sensação real de estéreo de outros modelos de notebooks, os quais possuem melhor disposição dos falantes. Como menciono no vídeo, isso pode ser facilmente contornado por meio de caixinhas externas de som ou mesmo pelo uso de headset.


Webcam é bem simples e a qualidade bem ruim, ou seja, é só para constar que existe, se vai precisar fazer algo como videoconferência o recomendado é uma webcam usb de boa qualidade.


A tecla Netflix realmente não fez sentido para meu uso, realmente passou batido.


A conexão wi-fi dele sofreu bastante em relação a oscilação de sinal, quando eu deixava mais perto do roteador funcionava bem, mas conforme distanciava a conexão se tornava bastante precária. Ele possui conexão 5Ghz então caso seu roteador possua essa função o ideal é usá-lo nesse modo e mais próximo do roteador para atingir uma boa velocidade de navegação e sem desconexões.


A fluidez do aparelho me agradou, especialmente pelo custo, existem muitos aparelhos que são comprados especialmente por serem de marca mais conceituada: Samsung, Lenovo. Porém são bastante lentos, especialmente nas configurações com HD em vez de SSD. No caso do Ultra UB430 o SSD em conjunto com o processador i3-7020u confere uma boa velocidade de abertura dos programas e páginas, só ficando limitado mesmo pela RAM, que para o Windows 10 fica sempre no limite. A inicialização dele é rápida mesmo após eu instalar alguns programas que iniciam junto com o sistema operacional, tal como o Discord.


Um aspecto positivo dele também fica por conta do peso e do tamanho, por ser reduzido em ambos esses aspectos acaba sendo fácil de transportá-lo sem grande dificuldade. Até mesmo para movê-lo de um local para outro é bastante cômodo.


Concluindo, o Ultra UB430 acaba sendo sim uma opção interessante para estudo e navegação para aqueles que estão com um orçamento bem apertado, especialmente se encontrado dos R$1500 para baixo, vale ressaltar que apenas o armazenamento dele é expansível.


Para comprá-lo via Amazon com o menor preço do mercado, frete grátis e parcelamento sem juros clique no banner ao lado ou acesse o link a seguir: https://amzn.to/3ZR9ReH


Qual loja está vendendo mais barato atualmente?

Atualmente a maioria das grandes lojas estão com falta de estoque do modelo mencionado, entretanto, o modelo mais em conta com configuração e especificações semelhantes seria este do link a seguir: https://amzn.to/431zsTw

Ficou com dúvidas? Não esqueça de deixar seu comentário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como desativar o Windows Update Permanentemente

Notebook Novo Lento Como Resolver

Computador liga, mas não dá imagem? Como proceder